O formato da Terra: evidências científicas ao longo do tempo

Quais as evidências do formato da Terra? Antigamente, acreditava-se que a Terra era plana. Afinal, tudo o que as pessoas tinham, inclusive os cientistas, eram os seus olhos e a visão de que o chão era mesmo reto. A nossa visão não consegue detectar a curvatura da Terra. Mas ao longo dos séculos foram surgindo algumas evidências científicas do verdadeiro formato da Terra. Aqui estão algumas das principais provas que os cientistas usaram para demonstrar que a Terra é, na verdade, esférica:

Observações dos Eclipses Lunares:
  • No eclipse lunar, a Terra passa entre o Sol e a Lua. Os antigos gregos já notaram que, durante um eclipse lunar, a sombra da Terra na Lua é sempre circular. Se a Terra fosse um disco, às vezes a sombra seria oval ou uma linha reta. Por isso seria impossível a Terra ser plana.
O Comportamento dos Navios no Horizonte:
  • Ao observar navios se afastando da costa, nota-se que eles não diminuem de tamanho gradualmente. Em vez disso, o casco desaparece primeiro, seguido pelo mastro, como se estivesse curvando-se para baixo no horizonte. Esse é mais um fenômeno que comprova uma superfície curva.
Variações nas Constelações:
  • As constelações visíveis no céu noturno variam dependendo da localização do observador na Terra. Ou seja, pessoas no Hemisfério Sul visualizam algumas constelações que não podem ser vistas do Hemisfério Norte, como o Cruzeiro do Sul, por exemplo. Além disso, algumas constelações visíveis nos dois hemisférios são vistas invertidas, de “cabeça para baixo” em um dos Hemisférios. Isso não aconteceria se a Terra fosse plana, pois em qualquer lugar veríamos o mesmo céu.
A Circunavegação do Globo:
  • A primeira navegação ao redor da Terra amplamente reconhecida e documentada foi a Expedição de Magalhães-Elcano, que ocorreu no século XVI. Posteriormente, o brasileiro Amyr Klink deu a volta ao mundo pelo trajeto mais curto, navegando ao redor da Antártida com seu veleiro “Paratii”. Se a Terra fosse plana, quanto mais se navegasse “para frente”, mais longe a pessoa estaria de seu ponto inicial. Por isso, a volta ao mundo é mais uma evidência científica da esfericidade da Terra.
Fotografias e Observações do Espaço:
  • As missões espaciais e as fotografias tiradas por satélites e astronautas fornecem evidências irrefutáveis do formato da Terra. Nas redes sociais é possível inclusive ver imagens postadas em tempo real pelos astronautas e pelas estações espaciais. Inclusive, abaixo tem uma imagem incrível obtida pela missão Blue Ghost 1. Essa missão robótica de pouso na Lua pela Firefly Aerospace foi lançada em 15 de janeiro de 2025 e pousou suavemente na superfície lunar em 2 de março de 2025, às 08:34. UTC .
Imagem incrível capturada pela Blue Ghost. A Missão Blue Ghost 1 foi uma missão robótica de pouso na Lua pela Firefly Aerospace que foi lançada em 15 de janeiro de 2025 e pousou suavemente na superfície lunar em 2 de março de 2025, às 08:34. UTC .
Imagem evidenciando o formato da Terra. Crédito: @FireflyAerospace
Diferenças de fusos horários:
  • É possível notar que em diferentes locais do planeta a hora é diferente, e isso só é possível devido ao formato esférico da Terra, pois o Sol ilumina apenas um lado por vez. Se a Terra fosse plana, seria dia ou noite no planeta todo ao mesmo tempo.
Observação de outros corpos celestes:
  • Ao observar outros planetas, como Marte e Vênus, ou as estrelas, como o Sol, podemos notar que todos eles são esféricos. A Terra não seria a única excessão, plana, no meio do Universo. É lógico supor que a Terra segue o mesmo padrão.

Todas essas evidências, acumuladas ao longo de séculos de observação e experimentação, estabelecem firmemente o fato de que a Terra é esférica.

Para saber mais:

Instagram da NASA: https://www.instagram.com/nasa

Referências:

ÁTICA, Editora. Teláris Essencial Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Ática, 2022.

MODERNA, Editora. Arariba Conecta Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2022.

MODERNA, Editora. Ciências Naturais: 6º ano. 8. ed. São Paulo: Moderna, 2022.

MODERNA, Editora. Superação Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2022.

SARAIVA, Editora. Jornadas Novos Caminhos: Ciências 6º ano. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2022.

SCIPIONE, Editora. Sou + Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Scipione, 2022.